sábado, 12 de junho de 2010

Lola Aston Martin LMP1 B09/60

Caricatura do Lola Aston Martin B09/60 da equipe britânica Aston Martin Racing.

As 24 Horas de Le Mans tem neste final de semana, 12 e 13 de Junho, sua 78ª edição.
O autódromo francês Circuit de La Sarthe, onde é realizado esse clássico do automobilismo mundial, tem uma extensão de 13,650 metros, usa parte do circuíto Bugatti e é em grande parte composto por estradas. Os mais célebres trechos são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a reta de Hunaudiéres com 5 Km de extensão, onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 Km/h durante um minuto.
Esta parte do circuíto foi dividida em três trechos graças a instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns carros aerodinamicamente insuficientes, para poderem atingir maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 Km/h ( o recorde estabelecido foi de 405 Km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao estouro se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior porque isso poderia ocorrer durante a noite e em meio a carros da classe GT, que rodam cerca de 100 a 150 Km/h mais devagar.

5 comentários:

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Ficou muito bonito.
Mulsane era uma reta só com uma curva de alta no meio, uma loucura, nesse caso uma chicane foi bem vinda, Paulão/Guaraná/Marinho fizeram uma bela corrida nas 24HS e Tucano/Denisio tambem nas motos, fora Pace que foi 2º com Merzario.

Um abração

Rui

Mauricio Morais disse...

Linda carica mestre. Colocou o carro mais de frente. A chuva está espetacular.

Ararê Ilustração disse...

Rui, esse 2º lugar do Pace/Merzario eu não sabia.
Foi com uma Ferrari 312 PB?

Maurício, eu tava com essa caricatura "arquivada" desde o ano passado e esperava um motivo pra colocar no blog, a idéia da chuva achei interessante.

Valeu meu amigos.

Mário Pereira disse...

Oh Arare? Tá maluco? Uma coisa assim tão linda arquivada? É dos seus trabalhos que mais gosto, e não só pela chuva. o LMP1 está muito bonito mesmo. Abraço

Ararê Ilustração disse...

É verdade Mário, fazia um tempão que tinha essa carica guardada, e tem uma do Audi R15, também da mesma época e que logo vou postar aqui no blog.
Bom ter você de volta Mário.

Um abraço.