quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Os F1 do Piquet" - 1986 - Williams FW11

Williams FW11 (Honda V6 Turbo).

Em 1986 Nelson Piquet foi para a equipe Williams desenvolver, junto com seu companheiro de equipe, o inglês Nigel Mansell, o projeto dos motores turbo da Honda.
O Williams FW11 mostrou-se competitivo, porém uma sucessão de resultados desfavoráveis e estratégias mal calculadas, como no Grande Prêmio da Austrália, a última prova da temporada, levaram Piquet e Mansell a perder o título para o francês Alain Prost.
Parte do fracasso se deveu a um grave acidente sofrido pelo dono da equipe, Frank Williams, que o deixou afastado do comando da equipe por vários meses. Frank foi o responsável pela contratação de Piquet, enquanto o seu sócio e engenheiro-chefe da equipe Williams, Patrick Head, era claramente defensor de Mansell na equipe britânica.
Piquet, a bordo do Williams FW11 nº 6, vence os GPs do Brasil, Alemanha, Hungria e Itália, chega em 2º em San Marino, Inglaterra e Austrália, 3º no Canadá, França e Portugal e 4º lugar no GP do México.
Soma 69 pontos e termina em 3º lugar no campeonato.

4 comentários:

Flávio Costa disse...

Gosto muito desse FW11. Acho lindo.

OCARALENTO disse...

MUITO BOM ARARE!!! SOU FÃ DE PIQUET... PENA QUE ELE TENHA IDO PRA LOTUS CERTAMENTE SERIA NO MINIMO TETRA.. ABRAÇAO ALBERTO JUNIOR RJ

Flávio Costa disse...

Alberto, você lembra do salário do Piquet na Lotus? rsrsrs Acho que ele nunca esteve tão feliz numa equipe de F1....rsrsrsrs

OCARALENTO disse...

lembro sim batata, fora extra de 1milhao de dólares pra ele passar a fumar, mas para mim como fã foi ruim o chassis daquilo era uma banana... Agora imagina Nelson na fw 15 no lugar do patrese!!! Ele ia fazer miséria cara!!! Seria mesma coisa se o ivan capelli tivesse na Ferrari em 90!! Ele tirava o impossível do march- judd lembra??? Agora carro bonito era o do alboreto em 83 era uma osella ou tyrrel?? Eu acho que era tyrrel... Alguém confirma???