tag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post381860561483484362..comments2023-10-12T05:06:21.956-07:00Comments on Ararê Ilustração: "Os F1 do Piquet" - 1988/1989 - A frustração na LotusArarê Ilustraçãohttp://www.blogger.com/profile/01986247422163193165noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-89434430410515108602015-02-24T18:54:50.128-08:002015-02-24T18:54:50.128-08:00Nunca aceitei a Lotus 100T e a mão errada do Ducar...Nunca aceitei a Lotus 100T e a mão errada do Ducarouge. Ele poderia dar uma de joão sem braço e fazer um carro igual ao 99T e dizer que era 100T . Muito boa a explicação do Hecto. Tem todo o sentido, embora tenha ouvido elogios do Piquet ao 99T.Astrólogo de Plantãohttps://www.blogger.com/profile/08382407279670452630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-65589956122938264432013-06-01T16:26:55.654-07:002013-06-01T16:26:55.654-07:00Tanto o Senna como o Nélson erraram, o Senna errou...Tanto o Senna como o Nélson erraram, o Senna errou em querer de qualquer maneira o motor Honda, em detrimento do Renault que estava melhorando bastante, esquecendo que a Honda tinha um contrato com a Williams onde os melhores Honda seriam dela..com isto Senna e a Lotus/87 tiveram que usar os motores Honda de uma geração mais atrasada os RA 166E (que foram da Willams em 1986), motores de classificação com apenas 900 cvs contra mais de 1000 cvs dos Honda RA 167E que eram exclusivos das Williams/87, isto explica porque Senna era mais lento nos treinos. Já nas corridas os Honda da Williams tinham 40 cavalos de vantagem sobre os Honda da Lotus. Senna tentou levar os motores Honda de uma geração mais atrasada para a Mclaren em 1987, mas Ron Dennis rejeitou, ele queria muito os Honda, mas queria que tivesse o mesmo desenvolvimento das Williams. Já em 1988 Senna conseguiu convecer a Honda a dar motores de última geração para a Mclaren...aí sim Senna foi aceito pela Mclaren. Já Piquet errou porque quis pegar um carro diferente do Lotus 99T, os Lotus 99T eram bons carros de corrida (ruim de treino) porque gastavam pouco pneus, e era muito bom em pistas travadas Mônaco, Hungria, Austrália e Canadá ou pistas rápidas com chicanes como Itália e Alemanha. Como em 1988 a Lotus usaria o motor de última geração RA 168 (igual ao Mclaren) é provável que os Lotus se tornassem ainda mais fortes porque a defasagem de potência iria desaparecer, outro problema do Lotus 99T era de peso eles eram 20 kgs mais pesado que os concorrente, agora a Lotus iria corrigir isto porque o motor iria ficar mais leve porque a pressão do turbo foi reduzida de 4 bar para 2,5 bar (novo regulamento) os Lotus 99T seriam competitivos em pelo menos 10 corridas...eles seriam problemáticos nas pistas onde a aerodinâmica é muito importante, onde há curvas de alta velocidade. O erro de Piquet foi o de ter reprovado o Lotus 99T no fim de 1987...exigindo um carro novo...como a Lotus é uma equipe média, faltou dinheiro e tempo para desenvolver o Lotus 100T. O outro carro o Lotus 100T tinha defeitos (aerodinâmicos) mas era um carro muito bem acertado...com o peso certo, potência igual aos da Mclaren é quase certo que iria andar bem... Não acredito nesta história que o chassis era mole...eles usavam muito fibra de carbono, acredito mais na versão do Peter Warr e do Senna que o Lotus tinha problemas aerodinâmicos...Se a gente ver as fotos a gente vai ver que os Lotus eram carros bem mais volumosos que os Mclaren, Williams, Ferrari e Benetton. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/04805503426934010928noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-48308292973499391052010-08-25T19:12:25.234-07:002010-08-25T19:12:25.234-07:00É Ararê e tambem o tamanho da grana.
Abs
RuiÉ Ararê e tambem o tamanho da grana.<br /><br />Abs<br /><br />RuiRui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-73322163915333664152010-08-25T14:42:24.211-07:002010-08-25T14:42:24.211-07:00O contrato milionário falou mais alto.O contrato milionário falou mais alto.Ararê Ilustraçãohttps://www.blogger.com/profile/01986247422163193165noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-71816656834436683072010-08-25T12:57:38.820-07:002010-08-25T12:57:38.820-07:00Acho que ele sabia o tamanho da confusão que ia se...Acho que ele sabia o tamanho da confusão que ia se meter.<br />Lindão Ararê, parabens.<br /><br />Abs<br /><br />RuiRui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-70610135183555747212010-08-25T07:22:25.713-07:002010-08-25T07:22:25.713-07:00Achei o título muito bem escolhido "A frustra...Achei o título muito bem escolhido "A frustração na Lotus".<br />Seu relato está excelente, e embora na época não se esperasse do carro um desempenho digno de um Lotus, não era para ser tão ruim, e Piquet com sua maestria e "faca nos dentes" poderia compensar um pouco o carro. Mas não deu.Mario Estivalethttps://www.blogger.com/profile/00241017085539865390noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-91977272679175576992010-08-24T11:15:27.261-07:002010-08-24T11:15:27.261-07:00Assim como criticou a Fórmula Indy e quase se mato...Assim como criticou a Fórmula Indy e quase se matou por lá...<br /><br />Valeu Joel!Ararê Ilustraçãohttps://www.blogger.com/profile/01986247422163193165noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-4789392054285879449.post-69827151649955492702010-08-23T15:42:15.598-07:002010-08-23T15:42:15.598-07:00Grande Ararê, belíssimo trabalho.
Piquet uma vez ...Grande Ararê, belíssimo trabalho.<br /><br />Piquet uma vez criticou o Senna quando ele pilotava a Lotus Camel e depois foi ele correr com Lotus e seus problemas.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14172113368621076193noreply@blogger.com