
6 de Outubro de 1973, GP dos Estados Unidos de F1, circuíto de Watkins Glen, treinos classificatórios para o último GP do ano.
O francês François Cevert faria sua última corrida como companheiro de Jackie Stewart, que havia anunciado sua decisão de se aposentar da Fórmula 1 depois de ter conquistado por antecipação o título da temporada, na equipe de Ken Tyrrell.
Cevert já estava confirmado como primeiro piloto da equipe Tyrrell para 1974 e já era apontado por muitos como favorito ao título.
Cevert precisava de um bom resultado nessa última prova da temporada para chegar ao vice-campeonato. Ele já havia assegurado o 4º melhor tempo nos treinos, mas resolve voltar à pista na tentativa de melhorar sua posiçao no grid. Em uma volta muito rápida ele perde o controle do seu Tyrrel nº 6, bate violentamente no guard rail do lado esquerdo da pista e é arremessado para o lado oposto, capotando e se arrastando de cabeça pra baixo pela "lâmina" de metal do guard rail por cerca de 100 metros.
François Cevert teve morte instantânea.
O acidente, ocorrido em uma das épocas mais perigosas da Fórmula 1, é até hoje considerado um dos mais graves e brutais da categoria.
Para saber mais sobre François Cevert clique aqui "GPtotal".
Sempre que vejo um desenho do Cevért, fico emocionado. Acho sempre que ele era um dos tais "campeões do mundo em potência" que muitas das vezes se fala, e que o Destino se encarregou de o levar mais cedo.
ResponderExcluirO capacete dele é muito bonito. O meu virtual se inspira no dele.
Eu também, Speeder. Ainda mais numa ilustração, onde nota-se a emoção passada por seu semblante. Belíssima e meredica homenagem...
ResponderExcluirEssa ilustração do Cevert emociona pois poucos falaram do profissional e grande piloto.
ResponderExcluirConheci pessoalmente em Interlagos em 1973, conversamos me deu autógrafo e morreu em Outubro de 1973.
Grande piloto e acima de tudo muito simpático.
Parabéns Ararê, como sempre um excelente retrato vetorizado, pura arte. Você captou toda a essência do Cevert nesta olhar.
ResponderExcluirQuanto tempo de trabalho entre pesquisa e vetorização?
Grande Ararê, sempre mandando bem. Gostei muito desse!
ResponderExcluirAbraços cara!
Grande retrato. Mostra os dois lados: o profissional e o pessoal. Piloto e homem que partiu cedo demais.
ResponderExcluirAbraço