quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Protótipo Dimep GT R1

Caricatura do protótipo Dimep GT R1

O bonito protótipo Dimep GT R1 é um projeto do engenheiro Jaime Gulinelli e foi construido em sua fábrica, a GT Racecars, em Campinas interior de São Paulo, sob encomenda da família Pimenta (Dimep).
O protótipo é impulsionado por um motor Chevrolet Corvette V8 de 6000 cc, 700 HP, câmbio Hewland DG300 de 5 marchas (que deverá ser substituído) e peso aproximado de 970 Kg.
Foi concebido para participar do Campeonato Brasileiro de Endurance.
Ao Jaime e sua equipe boa sorte com o protótipo GT R1.

Calendário Brasileiro de Endurance 2009
25/01 - 1000 Km de Interlagos (São Paulo/SP)
05/04 - Três Horas de Tarumã (Viamão/RS)
05/07 - 500 Km de Interlagos (São Paulo/SP)
23/08 - Três Horas de Curitiba (Curitiba/PR)
05/10 - Três Horas de Santa Cruz do Sul (RS)
22/11 - Mil Milhas Brasil (São Paulo/SP)*

*Ou 12/12 - 500 Milhas de Londrina (Londrina/PR)

domingo, 7 de dezembro de 2008

Campeão da Stock Car 2008

Caricatura do Peugeot 307 (bolha) Stock Car nº 90 do campeão da temporada 2008 Ricardo Maurício.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Os primeiros Grandes Prêmios II

Blitzen Benz de 1909: 21,5 litros e 200 HP.

Para se ter uma idéia dos carros que competiam àquela época basta lembrar os alemães Blitzen Benz quatro cilindros de 21,5 litros, 200 HP de potência e 220 Km/h de velocidade máxima, usando pneus estreitíssimos, freios a tambor e de acionamento mecânico somente nas duas rodas traseiras, suspensões por eixos rígidos e feixes de mola, geralmente sem amortecedores de espécie alguma e com transmissão de força por corrente.
Confortável hein?

Os primeiros Grandes Prêmios

Itala de 1907: 14,5 litros e 40 HP.

Os Grandes Prêmios tiveram início praticamente à mesma época que os próprios automóveis.
Os primeiros GPs eram disputados em estradas comuns, geralmente não pavimentadas, sobre distâncias enormes, muitas vezes obrigando seus pilotos e mecânicos de bordo a ficarem sobre seus carros dias seguidos.
As corridas mais famosas da história do automóvel foram a Pequim-Paris de 1907 que cobriu 12.800 quilómetros em mais de um mês e que foi vencida por Scipione Borghese, um príncipe italiano, a bordo de um carro também italiano de nome Itala; a segunda corrida foi a Nova Iorque-Paris com 35.000 quilómetros em cinco meses, e que foi vencida pelo mecânico americano George Schuster em um carro, também americano, de nome Thomas Flyer, com vantagem de uma semana sobre o segundo colocado.
Um bando de maluco?

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Ford GT40 - Equipe GRECO

Caricatura do Ford GT40 nº 21 da Equipe Greco, comandada pelo pioneiro em corridas automobilisticas no Brasil, Luiz Antonio Greco, o "Trovão". (1935/1992)

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Gilles Villeneuve - 1950/1982

" Se alguém me dissesse que eu poderia ter três desejos atendidos, o primeiro seria entrar no automobilismo, o segundo chegar à Fórmula 1 e o terceiro pilotar pela Ferrari". Gilles Villeneuve

Para saber mais sobre esse fantástico piloto acesse:
http://www.gptotal.com.br/2005/especiais/gilles/default.asp

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Porsche 907 - Equipe Bino-Motoradio - 1972

Caricatura do Porsche 907 do Angi Munhoz, Equipe Bino-Motoradio de 1972.

O piloto Angi Munhoz, aqui de Piracicaba, participou do CBVE (Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte) com um Porsche 907 amarelo (adquirido do espanhol Alex Soler-Roig) de numeral 48 pela Equipe Bino-Motoradio em 1972, último ano dos protótipos estrangeiros no Brasil.

Orlando Menegaz

Orlando Menegaz (Carretera Chevrolet Corvette nº 9) ao volante da Maserati 4 CLT.

Detalhe de um dos trabalhos que estou desenvolvendo para o Paulo Trevisan, fundador do Museu do Automobilismo Brasileiro (http://www.museudoautomobilismo.com.br/), instituição que desde 1996 está voltada ao resgate e presevação histórica e cultural do automobilismo brasileiro.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dica de blog sobre Ilustração Automotiva

Porsche 911 GT3 RSR dos irmãos Mello Breyner by Mário Pereira

Está no ar mais um espaço para os apreciadores da arte automotiva fazerem suas visitas diárias.
É como disse meu amigo Maurício Morais, bom pra arejar a cabeça e refinar as idéias.
Com ótimos trabalhos de ilustração, onde o esporte a motor é o foco principal, o nosso patrício Mário Pereira, de Lisboa, nos apresenta seus trabalhos em seu "Racing Illustration", mais um pra nossa "trupe" de ilustradores apaixonados por automóveis, de competição ou não.
Dêem uma passadinha por lá e deixem seus comentários, vale a pena.
Clique no link abaixo para ir lá:
http://racingillustration.blogspot.com/
Bem vindo a "tchurma" Mário!

domingo, 9 de novembro de 2008

Nelson Piquet - Brabham BMW BT54 - 1985

Um dos maiores pilotos de todos os tempos, Nelson Piquet foi o primeiro brasileiro a se tornar tri-campeão mundial na Fórmula 1 nos anos de 1981, 1983 (Brabham) e 1987 (Williams), feito que depois foi igualado por Ayrton Senna.
Em toda sua carreira na Fórmula 1 Piquet somou 9872 voltas, liderando por 1600 delas em 58 GPs, e percorreu 45.474 Km de distância total em corridas.
Na Fórmula 1, de 1978 a 1991, pilotou carros da Ensign, McLaren, Brabham, Williams, Lotus e Benetton e somou um total de 405,5 pontos com 207 largadas, 23 vitórias, 24 poles e 23 melhores voltas.
Um tremendo "bota"!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Ford Ka

A Karina (com K mesmo...) é tão apaixonada pelo seu carrinho, um Ford Ka branco tunado, que resolveu eternizá-lo numa caricatura, e ela adorou!
Ainda bem né?

sábado, 4 de outubro de 2008

Watkins Glen 1970 - GP dos EUA

Caricatura do Lotus 72C nº 24 da Gold Leaf Team Lotus

Primeira vitória de Emerson Fittipaldi no fechadíssimo circo da Fórmula 1.
Há exatamente 38 anos atrás (pôxa, tudo isso?), dia 04 de Outubro de 1970, Emerson vencia seu primeiro GP de Fórmula 1 no circuito de Watkins Glen nos Estados Unidos à bordo da Lotus 72C de nº 24, me lembro que vibrei muito com essa vitória do "Rato", foi fantástico. O número do carro foi motivo de muita piada aqui no Brasil, inclusive do próprio Emerson.
Pra registrar essa data importante para o nosso automobilismo resolvi fazer essa caricatura da bela Lotus 72C vermelha, branca e dourada, cores do "Gold Leaf Team Lotus".
Ao Emerson Fittipaldi todo nosso respeito e admiração, não só como piloto mas como ser humano que é.

Um desenho, uma história

Através do blog "Carangos & Afins" do Gustavo Leme, tive a grata satisfação de conhecer o blog "Um desenho, uma história" do artista gráfico portugues Ricardo Santos. Com belíssimos trabalhos de ilustração automotiva vale a pena fazer uma visita. O cara é fera!
Com a permissão do artista, clique no link pra ir lá: http://www.umdesenhoumahistoria.blogspot.com/