sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Os F1 do Ayrton" - 2º teste

McLaren MP4/1C (Ford-Cosworth V8)

Continuando com a série "Os F1 do Ayrton", com a ilustração do McLaren MP4/1C usado por Senna em seu segundo contato com um carro de Fórmula 1 no circuito de Silverstone (Inglaterra) no dia 27 de Outubro de 1983.
Clique no link "F1 Nostalgia" pra saber como foi esse segundo teste.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

"Os F1 do Ayrton" - 1º teste

Williams FW08C (Ford-Cosworth V8)

No dia 19 de Julho de 1983 em Donington Park (Inglaterra), Ayrton Senna teve seu primeiro contato com um Fórmula 1.
A convite de Frank Williams, dono e chefe da equipe Williams, Ayrton teve a oportunidade de testar a tão sonhada Williams nº 1 do campeão do mundo de 1982 Keke Rosberg.
Assim que vê a Williams pela primeira vez, Ayrton fala:
"É hoje!"
Pra saber como foi esse primeiro teste clique no link "F1 Nostalgia", excelente blog do Rianov Albinov.

"Os F1 do Ayrton" - de 1983 a 1994

"Os F1 do Ayrton" é uma série de ilustrações de perfil de todos os carros de Fórmula 1 que o Ayrton Senna guiou em pouco mais de dez anos na categoria máxima do automobilismo mundial.
Do primeiro teste com a Williams FW08C no dia 19 de Julho de 1983 em Donington Park (Inglaterra) até a Williams FW16 do fatídico 1º de Maio de 1994 em Ímola (Itália).
Espero que gostem!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Fusqueiros de Brasília



Mais dois fusqueiros inveterados tiveram seus "besouros" caricaturados e viraram pôsters, camisetas, adesivos, e até na decoração da casa, como fez o Samuka do Fusca azul que decorou o quarto dos seus pimpolhos com as caricas do Fusca e da Kombi.
O Fusca branco é do Marcelo que ele chama de "Matilde" e o azul metálico do Samuka é o "Huevito", eles fazem parte do VW Boxer Clube de Brasília, que apesar de ter nome de clube, é uma grande irmandade formada por pessoas que tem em comum a paixão pelos motores Volks refrigerados a ar.
Eles se definem assim:
"Somos (ou fomos) proprietários de Fusca, Kombi, Variant, TL, Karmann-Ghia, Brasília, Puma, Zé-do-Caixão, SP2, e cada um de nós, a seu modo, curte o prazer de guiar veículos que marcaram época."
Acesse o site VW Boxer Clube pra conhecer esses "volksmaníacos" de Brasília.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pickup Racing 2009 - Kreis Jr.

Caricatura da picape Mitsubishi nº 71 do piloto Kreis Jr. (SC).

O catarinense Kreis Jr. encara nesse ano o desafio de competir em uma das principais categorias do automobilismo nacional ao participar do campeonato Pickup Racing 2009 a bordo do Mitsubishi LM200 nº 71 da Equipe CKR Racing.
Boa sorte ao Kreis Jr. nessa nova categoria.

Calendário da Pickup Racing 2009
12/04 - Curitiba (PR)
17/05 - Santa Cruz do Sul (RS)
05/07 - São Paulo (SP)
09/08 - Salvador (BA)/Alternativo
20/09 - Rio de Janeiro (RJ)
25/10 - Curitiba (PR)
22/11 - Tarumã (RS)/Velopark
06/12 - São Paulo (SP)
Fonte: GP News

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Opala Divisão 3 - Equipe Eletroradiobraz

Caricatura do Opala nº 84 do Pedro Victor de Lamare.

Depois de uma árdua "garimpagem" por imagens do Opalão SS azul metálico de numeral 84 do tri-campeão da Divisão 3 (71/72/73) Pedro Victor de Lamare, consegui finalmente concluir a caricatura desse carro, pra mim o mais bonito e bem acabado dos Opalas que correram na Classe C da extinta Divisão 3 (carros turismo de fabricação nacional e modificados para corridas).
Motor Chevrolet 4100cc, 240 HP, 3 carburadores Weber 48, câmbio ZF de 5 marchas, freio a disco nas quatro rodas, suspensão totalmente preparada e rodas e pneus de competição.
O carro era tão bem feito que Pedro V. de Lamare conseguia fazer a curva 1 de Interlagos (antigo) em 5ª marcha e com o pé embaixo.
Que fim levou esse carro???

terça-feira, 21 de abril de 2009

American Le Mans Series 2009 - Parte 2

Caricatura da BMW E92 M3 GT2, classe LMGT2, da Rahal Letterman Racing Team.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

American Le Mans Series 2009

Caricatura da Ferrari F430 GT2, classe LMGT2, do brasileiro Jaime Melo Jr.

A American Le Mans Series foi criada em 1999 e em dez temporadas completas vários pilotos brasileiros já passaram por ela, mas o único que conquistou um título nessa categoria foi o paranaense Jaime Melo Jr.
O brasileiro participa do campeonato da ALMS 2009 com uma Ferrari F430 GT2 da Rizi Competizione na classe LMGT2 e terá como companheiro o alemão Pierre Kaffer e em algumas etapas o finlandês Mika Salo.
Jaime foi campeão da classe LMGT2 da ALMS em 2007 formando dupla com Mika Salo conduzindo uma Ferrari F430 GT2. Em 2006 o paranaense havia conquistado o título do Mundial FIA GT correndo pela equipe AF Corse, também de Ferrari.
"No campeonato de 2008 ganhamos corridas importantes, como as 24 Horas de Le Mans e 10 Horas de Atlanta, e a perspectiva para 2009 é de vitórias e de disputar o título da LMGT2" disse Jaime Melo.
Após três etapas disputadas (Sebring, St. Petersburg e Long Beach) a dupla Jaime Melo/Pierre Kaffer ocupa a vice-liderança da LMGT2 com 46 pontos.
A próxima etapa da American Le Mans Series será no dia 17 de maio em Utah.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fusca Divisão 3 - Pinico atômico

Caricatura do Fusca nº 90 da Equipe Autozoom.

Esses Fuscas da extinta Divisão 3, década de 1970, eram um laboratório de experiências técnicas, motor 1600cc com dois carburadores "Weber" de corpo duplo, caixa de câmbio de 5 marchas, virabrequins roletados, pistões forjados, sistemas de refrigeração do óleo sofisticados, carrocerias com pára-lamas alargados, tomadas de ar por todos os lados e pneus tão largos quanto os de Fórmula 1 da época.
Eram extremamente velozes, principalmente nas curvas, e chegavam a atingir a velocidade de 190/200 Km no final do antigo retão de Interlagos.
Era uma categoria fantástica, colorida, barulhenta...
Bons tempos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Campeão Mundial sem Título"

José Carlos Pace (Moco) e seu Brabham BT44 de 1975.

Como destacou o jornalista Luiz Carlos Lima em seu livro biográfico "Campeão Mundial sem Título", José Carlos Pace faleceu no momento mais destacado de sua carreira, quando figurava em todas as listas de provável campeão mundial de 1977.
Pace morreu no dia 18 de março de acidente aéreo, naquele mesmo ano em que era apontado como favorito ao título.
José Carlos Pace (1944/1977).
Ao Moco, todo respeito e admiração.

terça-feira, 17 de março de 2009

Audi R15 TDI

A Audi vai estrear seus novos R15 TDI (LMP1) na famosa prova 12 Horas de Sebring, da American Le Mans Series, dia 21 de Março, prova que abre a temporada 2009 da ALMS.
A fábrica alemã vê essa corrida como um teste e um ensaio para a 24 Horas de Le Mans em Junho, seu principal objetivo.
"Sebring é uma prova particularmente difícil, e portanto, perfeitamente adequada para revelar a menor das fraquezas" disse Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Motorsport.
O novo R15 TDI possui várias melhorias técnicas que devem ajudar a Audi a dar sequência ao sucesso que seu imbatível R10 TDI teve em Le Mans.
Para a prova de Sebring serão dois R15 TDI, uma equipe será formada pelo trio vencedor em Le Mans, o italiano Dindo Capelli, o dinamarquês Tom Kristensen e o escocês Allan McNish, enquanto a outra inclui os alemães Lucas Luhr, Mike Rockenfeller e Marco Werner.
A Audi tem em seu currículo oito vitórias na 12 Horas de Sebring.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Decoração do Porsche 911 ST

O "piloti" Max Pedrazzi, que participa do campeonato europeu de carros clássicos, pediu ao nosso amigo Maurício Morais que convocasse os artistas de plantão para criarem uma decoração para adesivar seu Porsche 911 ST amarelo.
A minha proposta de decoração do Porsche do Max é essa aí em cima (clique na imagem para ampliar).
Seria fantástico ter um trabalho seu em um Porsche "circulando" por templos sagrados do automobilismo mundial como Monza, Spa, Nurburgring, etc.
O Marcel Marquesi e o Bruno Mantovani, dois excelentes artistas, também estão participando com suas propostas.
Então vamos lá pessoal, acesse o blog do Maurício e dê seu voto, participe.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ferrari 599 XX

Caricatura da "apimentada" Ferrari 599 XX.

Com motor V12 de 700cv, 6000cc e câmbio manual automatizado de 6 marchas, a Ferrari 599 XX é um verdadeiro "laboratório tecnológico" e foi criada para um grupo seleto de fiéis consumidores da marca se divertirem nas pistas.
O carro não será utilizado em competições oficiais, como o FIA GT por exemplo, apenas em eventos organizados pela Casa de Maranello a seus felizardos e abastados proprietários dessa "bella machina".
E a crise...