quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Meianov do Gomov

Caricatura (a primeira do ano) do Lada "Meianov".

Apesar do DNA italiano, o simpático carrinho russo de numeral cabalístico pornô (tem acento?) 69, vai enfrentar sozinho um batalhão de APs nervosos e furiosos da Superclassic (Históricos de Competição) no campeonato desse ano. Vamos ver como o Meianov vai se comportar nas próximas corridas.
Ao Meianov e seu "intrépido" piloto, camarada F. Gomov, boa sorte e pé na tábua.

domingo, 18 de janeiro de 2009

O Berta-Hollywood do Luizinho

Protótipo Berta-Hollywood do Luiz Pereira Bueno (1975).

Baseado no protótipo Berta-LR do argentino Oreste Berta (o mesmo que prepara os motores da atual Fórmula 3 sul-americana), Anísio Campos comandou a construção do novo Berta-Hollywood no Brasil. Seu motor era o Ford V8 (Maverick GT nacional) de 5000cc, e Luiz Pereira Bueno foi o piloto desse belo e bem acabado protótipo na Divisão 4 de 1975.
Já na abertura do campeonato daquele ano em Interlagos, Luizinho deu um passeio com o Berta-Hollywood baixando em nove segundos o recorde anterior do circuíto que era do Avallone-Chrysler.
Luizinho foi o campeão da temporada.
Infelizmente a Divisão 4 foi extinta (mais uma), o sonho acabou e o carro Berta-Hollywood...
Que fim levou o Berta-Hollywood do Luizinho Mestre Joca?

Com a palavra Mestre Joca:

Olá Ararê e turma...
Realmente, uma bela lembrança, quem viu o Berta-Hollywood em ação não o esquece facilmente.
De fato, somente um protótipo foi construido e assim mesmo este da Hollywood, pois a categoria sport protótipo argentina para o qual havia sido desenvolvido já estava nos seus estortes.
Assim, o Berta caiu como uma luva para a Hollywood que precisava de um carro vencedor para a Divisão 4 e para Oreste Berta desovar o protótipo.
Depois de 1976, quando a Divisão 4 acabou no Brasil, o carro ficou um tempo à disposição dos diretores da Souza Cruz, e com a dissolução da equipe Hollywood, foi vendido a um empresário de São Paulo.
Depois este carro foi negociado com um empresário argentino sediado no Brasil que o levou de volta à Argentina.
Consta - e me foi confirmado pelo Paulo Trevisan - que o carro ainda se encontra lá, na coleção particular do empresário.
É o que sei sobre este protótipo.
Abraço a todos.
Mestre Joca

Para saber mais sobre a Divisão 4 clique aqui Saloma do Blog.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

François Cevert - 1944/1973

Albert François Cevert, Tyrrell-Ford 006 (1973).

6 de Outubro de 1973, GP dos Estados Unidos de F1, circuíto de Watkins Glen, treinos classificatórios para o último GP do ano.
O francês François Cevert faria sua última corrida como companheiro de Jackie Stewart, que havia anunciado sua decisão de se aposentar da Fórmula 1 depois de ter conquistado por antecipação o título da temporada, na equipe de Ken Tyrrell.
Cevert já estava confirmado como primeiro piloto da equipe Tyrrell para 1974 e já era apontado por muitos como favorito ao título.
Cevert precisava de um bom resultado nessa última prova da temporada para chegar ao vice-campeonato. Ele já havia assegurado o 4º melhor tempo nos treinos, mas resolve voltar à pista na tentativa de melhorar sua posiçao no grid. Em uma volta muito rápida ele perde o controle do seu Tyrrel nº 6, bate violentamente no guard rail do lado esquerdo da pista e é arremessado para o lado oposto, capotando e se arrastando de cabeça pra baixo pela "lâmina" de metal do guard rail por cerca de 100 metros.
François Cevert teve morte instantânea.
O acidente, ocorrido em uma das épocas mais perigosas da Fórmula 1, é até hoje considerado um dos mais graves e brutais da categoria.
Para saber mais sobre François Cevert clique aqui "GPtotal".

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Surtees TS9B do Luizinho

Surtees-Ford TS9B do Luiz Pereira Bueno (1973)

Em 11 de Fevereiro de 1973, o Brasil entra oficialmente no mundo da Fórmula 1, e novamente a Equipe Hollywood aluga um carro para Luiz Pereira Bueno participar da prova histórica, dessa vez é um Surtess TS9B azul e branco de numeral 23.
Luizinho largou na 20ª posição do grid e terminou a prova em 12º lugar, a 4 voltas do vencedor Emerson Fittipaldi e sua Lotus 72 preta e dourada.
Para saber mais sobre essa "experiência" do Luizinho com o Surtees TS9B acesse o site "BandeiraQuadriculada".

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Detalhe do March 711 do Luizinho

Motor Ford-Cosworth V8 do March 711 do Luiz Pereira Bueno - Equipe Hollywood (1972).

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O March 711 do Luizinho

March-Ford 711 do Luiz Pereira Bueno - Equipe Hollywood (1972).

No dia 30 de março de 1972 foi realizada a primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil, era uma prova extra-campeonato, muito comum naquela época, portanto não contava pontos para o Campeonato Mundial. A prova contou com doze carros.
A Equipe Hollywood alugou um carro March 711 (motor Ford-Cosworth V8) para seu piloto Luiz Pereira Bueno participar da corrida histórica. Luizinho fez o décimo tempo nos treinos de classificação e terminou a prova na sexta colocação, à tres voltas do líder.
Se não fosse uma prova extra-campeonato, Luizinho já teria marcado um ponto (pelos critérios da época) em sua primeira participação na Fórmula 1.
Ao Luiz Pereira Bueno todo meu respeito e admiração.

A ilustração do March 711 do Luizinho vai virar pôster, se você estiver interessado em comprar o seu é só entrar em contato pelo meu e-mail ok?

sábado, 20 de dezembro de 2008

Ao grande Peróba - Luiz Pereira Bueno

Recebi e-mail do Dú Cardim e Ronaldo Nazar com a seguinte mensagem que passo pra vocês:

"Amigos, montamos este blog para o Luizinho, numa forma de vez por todas inserir sua carreira, fotos, enfim, sua história na Internet.
Os textos dos posts e fotos, são sempre indicados por êle, assim como respostas aos comentários.
A nós cabe simplesmente administrar e veicular, e o Peróba fez questão de tirar uma foto para abrir seu espaço, e desejar a todos uma mensagem de Natal.
É um projeto de aprendizado, que gradativamente irá se acertando.
Um abraço dos Amigos do Luizinho."

Então vamos lá pessoal, com todo o respeito e admiração, deixar nosso recado a esse ícone do nosso automobilismo.
Luiz Pereira Bueno, o Peróba.
Clique aqui para ir lá: Amigos do Luizinho

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Continuando a viagem...

Caricatura do "nervoso" Kart nº 66 do piloto carioca Marcos Pompiano (DTM Performance) categoria Sênior A.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

365 dias na estrada...

Um ano na blogosfera é quase uma eternidade, mas pretendo continuar.
Nesse primeiro aniversário do blog quero agradecer as pessoas que me ajudaram (sem citar nomes porque posso me esquecer de alguém) e o carinho dos leitores, seus comentários (ou não), suas dicas e impressões.
Como me disse certa vez meu amigo Maurício Morais:
"Os frequentadores dos blogs são como visitantes de uma galeria de arte ou museu, que conservam um silêncio respeitoso diante do que vê."
Espero que seja isso.
Um blog serve como fonte de divulgação, informação e até de inspiração, mas também como forma de estreitar laços e colocar pessoas que tem objetivos e gostos em comum em contato, e isso é fantástico!
Agradeço a todos que passam por aqui e comentam, também aos que passam mas não comentam, os que me linkam, citam...enfim, obrigado a todos.
Bem vindos ao segundo ano deste blog.
E que venham muitos mais!

Um grande abraço a todos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Protótipo Dimep GT R1

Caricatura do protótipo Dimep GT R1

O bonito protótipo Dimep GT R1 é um projeto do engenheiro Jaime Gulinelli e foi construido em sua fábrica, a GT Racecars, em Campinas interior de São Paulo, sob encomenda da família Pimenta (Dimep).
O protótipo é impulsionado por um motor Chevrolet Corvette V8 de 6000 cc, 700 HP, câmbio Hewland DG300 de 5 marchas (que deverá ser substituído) e peso aproximado de 970 Kg.
Foi concebido para participar do Campeonato Brasileiro de Endurance.
Ao Jaime e sua equipe boa sorte com o protótipo GT R1.

Calendário Brasileiro de Endurance 2009
25/01 - 1000 Km de Interlagos (São Paulo/SP)
05/04 - Três Horas de Tarumã (Viamão/RS)
05/07 - 500 Km de Interlagos (São Paulo/SP)
23/08 - Três Horas de Curitiba (Curitiba/PR)
05/10 - Três Horas de Santa Cruz do Sul (RS)
22/11 - Mil Milhas Brasil (São Paulo/SP)*

*Ou 12/12 - 500 Milhas de Londrina (Londrina/PR)

domingo, 7 de dezembro de 2008

Campeão da Stock Car 2008

Caricatura do Peugeot 307 (bolha) Stock Car nº 90 do campeão da temporada 2008 Ricardo Maurício.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Os primeiros Grandes Prêmios II

Blitzen Benz de 1909: 21,5 litros e 200 HP.

Para se ter uma idéia dos carros que competiam àquela época basta lembrar os alemães Blitzen Benz quatro cilindros de 21,5 litros, 200 HP de potência e 220 Km/h de velocidade máxima, usando pneus estreitíssimos, freios a tambor e de acionamento mecânico somente nas duas rodas traseiras, suspensões por eixos rígidos e feixes de mola, geralmente sem amortecedores de espécie alguma e com transmissão de força por corrente.
Confortável hein?

Os primeiros Grandes Prêmios

Itala de 1907: 14,5 litros e 40 HP.

Os Grandes Prêmios tiveram início praticamente à mesma época que os próprios automóveis.
Os primeiros GPs eram disputados em estradas comuns, geralmente não pavimentadas, sobre distâncias enormes, muitas vezes obrigando seus pilotos e mecânicos de bordo a ficarem sobre seus carros dias seguidos.
As corridas mais famosas da história do automóvel foram a Pequim-Paris de 1907 que cobriu 12.800 quilómetros em mais de um mês e que foi vencida por Scipione Borghese, um príncipe italiano, a bordo de um carro também italiano de nome Itala; a segunda corrida foi a Nova Iorque-Paris com 35.000 quilómetros em cinco meses, e que foi vencida pelo mecânico americano George Schuster em um carro, também americano, de nome Thomas Flyer, com vantagem de uma semana sobre o segundo colocado.
Um bando de maluco?