terça-feira, 17 de março de 2009

Audi R15 TDI

A Audi vai estrear seus novos R15 TDI (LMP1) na famosa prova 12 Horas de Sebring, da American Le Mans Series, dia 21 de Março, prova que abre a temporada 2009 da ALMS.
A fábrica alemã vê essa corrida como um teste e um ensaio para a 24 Horas de Le Mans em Junho, seu principal objetivo.
"Sebring é uma prova particularmente difícil, e portanto, perfeitamente adequada para revelar a menor das fraquezas" disse Wolfgang Ullrich, diretor da Audi Motorsport.
O novo R15 TDI possui várias melhorias técnicas que devem ajudar a Audi a dar sequência ao sucesso que seu imbatível R10 TDI teve em Le Mans.
Para a prova de Sebring serão dois R15 TDI, uma equipe será formada pelo trio vencedor em Le Mans, o italiano Dindo Capelli, o dinamarquês Tom Kristensen e o escocês Allan McNish, enquanto a outra inclui os alemães Lucas Luhr, Mike Rockenfeller e Marco Werner.
A Audi tem em seu currículo oito vitórias na 12 Horas de Sebring.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Decoração do Porsche 911 ST

O "piloti" Max Pedrazzi, que participa do campeonato europeu de carros clássicos, pediu ao nosso amigo Maurício Morais que convocasse os artistas de plantão para criarem uma decoração para adesivar seu Porsche 911 ST amarelo.
A minha proposta de decoração do Porsche do Max é essa aí em cima (clique na imagem para ampliar).
Seria fantástico ter um trabalho seu em um Porsche "circulando" por templos sagrados do automobilismo mundial como Monza, Spa, Nurburgring, etc.
O Marcel Marquesi e o Bruno Mantovani, dois excelentes artistas, também estão participando com suas propostas.
Então vamos lá pessoal, acesse o blog do Maurício e dê seu voto, participe.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Ferrari 599 XX

Caricatura da "apimentada" Ferrari 599 XX.

Com motor V12 de 700cv, 6000cc e câmbio manual automatizado de 6 marchas, a Ferrari 599 XX é um verdadeiro "laboratório tecnológico" e foi criada para um grupo seleto de fiéis consumidores da marca se divertirem nas pistas.
O carro não será utilizado em competições oficiais, como o FIA GT por exemplo, apenas em eventos organizados pela Casa de Maranello a seus felizardos e abastados proprietários dessa "bella machina".
E a crise...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fusca 1995 retrô

De volta à estrada com a caricatura do Fusca do Jovino, amigo de Brasília que transformou seu Fusca 1995 colocando pneus faixa branca, rodas modelo Porsche Speedster, pára-lamas do Fusca 1961 e frisos cromados para contrastar com a cor azul escuro do carro retrô.
Agora, além do pôster, ele vai fazer camisetas, bonés, adesivos, chaveiros, canecas, hehe...
Faça como o Jovino, encomende uma caricatura do seu possante e divirta-se!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Meianov do Gomov

Caricatura (a primeira do ano) do Lada "Meianov".

Apesar do DNA italiano, o simpático carrinho russo de numeral cabalístico pornô (tem acento?) 69, vai enfrentar sozinho um batalhão de APs nervosos e furiosos da Superclassic (Históricos de Competição) no campeonato desse ano. Vamos ver como o Meianov vai se comportar nas próximas corridas.
Ao Meianov e seu "intrépido" piloto, camarada F. Gomov, boa sorte e pé na tábua.

domingo, 18 de janeiro de 2009

O Berta-Hollywood do Luizinho

Protótipo Berta-Hollywood do Luiz Pereira Bueno (1975).

Baseado no protótipo Berta-LR do argentino Oreste Berta (o mesmo que prepara os motores da atual Fórmula 3 sul-americana), Anísio Campos comandou a construção do novo Berta-Hollywood no Brasil. Seu motor era o Ford V8 (Maverick GT nacional) de 5000cc, e Luiz Pereira Bueno foi o piloto desse belo e bem acabado protótipo na Divisão 4 de 1975.
Já na abertura do campeonato daquele ano em Interlagos, Luizinho deu um passeio com o Berta-Hollywood baixando em nove segundos o recorde anterior do circuíto que era do Avallone-Chrysler.
Luizinho foi o campeão da temporada.
Infelizmente a Divisão 4 foi extinta (mais uma), o sonho acabou e o carro Berta-Hollywood...
Que fim levou o Berta-Hollywood do Luizinho Mestre Joca?

Com a palavra Mestre Joca:

Olá Ararê e turma...
Realmente, uma bela lembrança, quem viu o Berta-Hollywood em ação não o esquece facilmente.
De fato, somente um protótipo foi construido e assim mesmo este da Hollywood, pois a categoria sport protótipo argentina para o qual havia sido desenvolvido já estava nos seus estortes.
Assim, o Berta caiu como uma luva para a Hollywood que precisava de um carro vencedor para a Divisão 4 e para Oreste Berta desovar o protótipo.
Depois de 1976, quando a Divisão 4 acabou no Brasil, o carro ficou um tempo à disposição dos diretores da Souza Cruz, e com a dissolução da equipe Hollywood, foi vendido a um empresário de São Paulo.
Depois este carro foi negociado com um empresário argentino sediado no Brasil que o levou de volta à Argentina.
Consta - e me foi confirmado pelo Paulo Trevisan - que o carro ainda se encontra lá, na coleção particular do empresário.
É o que sei sobre este protótipo.
Abraço a todos.
Mestre Joca

Para saber mais sobre a Divisão 4 clique aqui Saloma do Blog.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

François Cevert - 1944/1973

Albert François Cevert, Tyrrell-Ford 006 (1973).

6 de Outubro de 1973, GP dos Estados Unidos de F1, circuíto de Watkins Glen, treinos classificatórios para o último GP do ano.
O francês François Cevert faria sua última corrida como companheiro de Jackie Stewart, que havia anunciado sua decisão de se aposentar da Fórmula 1 depois de ter conquistado por antecipação o título da temporada, na equipe de Ken Tyrrell.
Cevert já estava confirmado como primeiro piloto da equipe Tyrrell para 1974 e já era apontado por muitos como favorito ao título.
Cevert precisava de um bom resultado nessa última prova da temporada para chegar ao vice-campeonato. Ele já havia assegurado o 4º melhor tempo nos treinos, mas resolve voltar à pista na tentativa de melhorar sua posiçao no grid. Em uma volta muito rápida ele perde o controle do seu Tyrrel nº 6, bate violentamente no guard rail do lado esquerdo da pista e é arremessado para o lado oposto, capotando e se arrastando de cabeça pra baixo pela "lâmina" de metal do guard rail por cerca de 100 metros.
François Cevert teve morte instantânea.
O acidente, ocorrido em uma das épocas mais perigosas da Fórmula 1, é até hoje considerado um dos mais graves e brutais da categoria.
Para saber mais sobre François Cevert clique aqui "GPtotal".

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

O Surtees TS9B do Luizinho

Surtees-Ford TS9B do Luiz Pereira Bueno (1973)

Em 11 de Fevereiro de 1973, o Brasil entra oficialmente no mundo da Fórmula 1, e novamente a Equipe Hollywood aluga um carro para Luiz Pereira Bueno participar da prova histórica, dessa vez é um Surtess TS9B azul e branco de numeral 23.
Luizinho largou na 20ª posição do grid e terminou a prova em 12º lugar, a 4 voltas do vencedor Emerson Fittipaldi e sua Lotus 72 preta e dourada.
Para saber mais sobre essa "experiência" do Luizinho com o Surtees TS9B acesse o site "BandeiraQuadriculada".

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Detalhe do March 711 do Luizinho

Motor Ford-Cosworth V8 do March 711 do Luiz Pereira Bueno - Equipe Hollywood (1972).

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

O March 711 do Luizinho

March-Ford 711 do Luiz Pereira Bueno - Equipe Hollywood (1972).

No dia 30 de março de 1972 foi realizada a primeira corrida de Fórmula 1 no Brasil, era uma prova extra-campeonato, muito comum naquela época, portanto não contava pontos para o Campeonato Mundial. A prova contou com doze carros.
A Equipe Hollywood alugou um carro March 711 (motor Ford-Cosworth V8) para seu piloto Luiz Pereira Bueno participar da corrida histórica. Luizinho fez o décimo tempo nos treinos de classificação e terminou a prova na sexta colocação, à tres voltas do líder.
Se não fosse uma prova extra-campeonato, Luizinho já teria marcado um ponto (pelos critérios da época) em sua primeira participação na Fórmula 1.
Ao Luiz Pereira Bueno todo meu respeito e admiração.

A ilustração do March 711 do Luizinho vai virar pôster, se você estiver interessado em comprar o seu é só entrar em contato pelo meu e-mail ok?

sábado, 20 de dezembro de 2008

Ao grande Peróba - Luiz Pereira Bueno

Recebi e-mail do Dú Cardim e Ronaldo Nazar com a seguinte mensagem que passo pra vocês:

"Amigos, montamos este blog para o Luizinho, numa forma de vez por todas inserir sua carreira, fotos, enfim, sua história na Internet.
Os textos dos posts e fotos, são sempre indicados por êle, assim como respostas aos comentários.
A nós cabe simplesmente administrar e veicular, e o Peróba fez questão de tirar uma foto para abrir seu espaço, e desejar a todos uma mensagem de Natal.
É um projeto de aprendizado, que gradativamente irá se acertando.
Um abraço dos Amigos do Luizinho."

Então vamos lá pessoal, com todo o respeito e admiração, deixar nosso recado a esse ícone do nosso automobilismo.
Luiz Pereira Bueno, o Peróba.
Clique aqui para ir lá: Amigos do Luizinho

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Continuando a viagem...

Caricatura do "nervoso" Kart nº 66 do piloto carioca Marcos Pompiano (DTM Performance) categoria Sênior A.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

365 dias na estrada...

Um ano na blogosfera é quase uma eternidade, mas pretendo continuar.
Nesse primeiro aniversário do blog quero agradecer as pessoas que me ajudaram (sem citar nomes porque posso me esquecer de alguém) e o carinho dos leitores, seus comentários (ou não), suas dicas e impressões.
Como me disse certa vez meu amigo Maurício Morais:
"Os frequentadores dos blogs são como visitantes de uma galeria de arte ou museu, que conservam um silêncio respeitoso diante do que vê."
Espero que seja isso.
Um blog serve como fonte de divulgação, informação e até de inspiração, mas também como forma de estreitar laços e colocar pessoas que tem objetivos e gostos em comum em contato, e isso é fantástico!
Agradeço a todos que passam por aqui e comentam, também aos que passam mas não comentam, os que me linkam, citam...enfim, obrigado a todos.
Bem vindos ao segundo ano deste blog.
E que venham muitos mais!

Um grande abraço a todos.