domingo, 18 de janeiro de 2009

O Berta-Hollywood do Luizinho

Protótipo Berta-Hollywood do Luiz Pereira Bueno (1975).

Baseado no protótipo Berta-LR do argentino Oreste Berta (o mesmo que prepara os motores da atual Fórmula 3 sul-americana), Anísio Campos comandou a construção do novo Berta-Hollywood no Brasil. Seu motor era o Ford V8 (Maverick GT nacional) de 5000cc, e Luiz Pereira Bueno foi o piloto desse belo e bem acabado protótipo na Divisão 4 de 1975.
Já na abertura do campeonato daquele ano em Interlagos, Luizinho deu um passeio com o Berta-Hollywood baixando em nove segundos o recorde anterior do circuíto que era do Avallone-Chrysler.
Luizinho foi o campeão da temporada.
Infelizmente a Divisão 4 foi extinta (mais uma), o sonho acabou e o carro Berta-Hollywood...
Que fim levou o Berta-Hollywood do Luizinho Mestre Joca?

Com a palavra Mestre Joca:

Olá Ararê e turma...
Realmente, uma bela lembrança, quem viu o Berta-Hollywood em ação não o esquece facilmente.
De fato, somente um protótipo foi construido e assim mesmo este da Hollywood, pois a categoria sport protótipo argentina para o qual havia sido desenvolvido já estava nos seus estortes.
Assim, o Berta caiu como uma luva para a Hollywood que precisava de um carro vencedor para a Divisão 4 e para Oreste Berta desovar o protótipo.
Depois de 1976, quando a Divisão 4 acabou no Brasil, o carro ficou um tempo à disposição dos diretores da Souza Cruz, e com a dissolução da equipe Hollywood, foi vendido a um empresário de São Paulo.
Depois este carro foi negociado com um empresário argentino sediado no Brasil que o levou de volta à Argentina.
Consta - e me foi confirmado pelo Paulo Trevisan - que o carro ainda se encontra lá, na coleção particular do empresário.
É o que sei sobre este protótipo.
Abraço a todos.
Mestre Joca

Para saber mais sobre a Divisão 4 clique aqui Saloma do Blog.

11 comentários:

Luís Augusto disse...

Esse proptótipo é um dos que mereciam um lugar no museu do Trevisan...

Unknown disse...

Olá Ararê, neste momento já estou escrevendo sobre o Cevert envio hoje por e-mail.

O Luis Augusto disse bem já deveria estar em museu.Para quem não o viu correndo ele andava muito e com um belo ronco rasgando o retão de Interlagos bons momentos e belas corridas!

abs.

Felipão disse...

Por isso o Orestes Berta era conhecido como Mago. O argentino prepara como ninguém... Excelente lembrança, Ararê... Esse protótipo merece,,,

Mauricio Morais disse...

Belo trabalho e boa questão levantada. Por onde anda esse carro?

Tohmé disse...

Que belíssima ilustração. Por onde anda esse Berta?

Speeder76 disse...

Esse protótipo ficou bonito, bem bonitinho...

Ararê Ilustração disse...

Realmente Luis, esse protótipo merecia um lugar no Museu do Automobilismo Brasileiro, o problema é: ele ainda existe?
Essa pergunta eu creio que só o Joaquim Lopes (Mestre Joca)tem a resposta.

Joel, esse carro só correu no campeonato de 1975 da Divisão 4?
Quase não tem fotos desse carro disponíveis na net, e poucas informações também.

Felipão, a preparação dos motores Ford da Fórmula 3 Sul-americana são do Oreste Berta.

Maurício e Thomé (bem vindo Thomé!), temos que fazer essa pergunta ao Mestre Joca.

Do outro lado do Atlântico (ainda tem acento?) Speeder_76, esse protótipo Berta-Hollywood era muito bem acabado.

Um grande abraço pessoal!

Mestre Joca disse...

Olá, Ararê e turma...
Realmente, uambela lembrança, quem viu o Hollywood-Berta em ação não o esquece facilmente.
De fato, somente UM protótipo foi construído e assim mesmo este da Hollywood, pois a categoria sport protótipo argentina para o qual havia sido desenvolvido já estava nos seus estertores. Assim , o Berta caiu como uma luva para a Hollywood que precisava de um carro vencedor para a Div-4 e para Orestes Berta desovar o protótipo.
Depois de 1976, quando a Divisão 4 acabou no Brasil, o carro ficou um tempo à diposição dos diretores da Souza Cruz e com a dissolução da equipe Hollywood, foi vendido a um empresário de SP.
Depois este carro foi negociado com um empresário argentino sediado no Brasil que o levou de volta à Argentina.
Consta - e me foi confirmado pelo Paulo Trevisan - que o carro ainda se encontra lá, na coleção particular do empresário.
É o que sei sobre este protótipo.

Abs a todos e parabéns pelo blog, maravilhoso !

Ararê Ilustração disse...

Mestre Joca, sabia que você tinha a resposta sobre o paradeiro desse protótipo.
Obrigado pelos esclarecimentos e pela visita, é uma honra.

Um grande abraço!

Sidney Cardoso disse...

Oi, Ararê

Infelizmente não tive a sorte de ver esse carro de perto, vi agora sua ilustração e está linda, parabéns!

Na mão do Luizinho qualquer carro andava bem.

O joaquim já disse tudo sobre ele.

Feliz 2009 pra todos!

Ararê Ilustração disse...

Sidney Cardoso, bom retorno à blogosfera!
É uma honra a sua visita e obrigado.
Realmente Sidney, o Luizinho andava bem (e muito bem) com qualquer carro, é um mestre.
Vê se não some mais hein cara?

Um grande abraço!