sexta-feira, 25 de junho de 2010

Fiat Línea nº 16 - Ulisses Silva

Caricatura do Fiat Línea nº 16 do piloto Ulisses Silva (Sumatex Produtos Químicos).

Taí mais uma encomenda que saiu aqui da "oficina" já faz alguns dias, a carica do Fiat Línea azul do piloto carioca Ulisses Silva que participa do Racing Festival categoria Troféu Línea e que foi o vencedor da segunda bateria da primeira etapa realizada nos dias 29 e 30 de Maio no circuíto "mutilado" de Jacarepaguá/RJ.
A próxima etapa da rodada dupla do Racing Festival será em Londrina/PR nos dias 24 e 25 de Julho.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Toyota Tundra nº 15 - Nelsinho Piquet


Caricatura da picape Toyota Tundra nº 15 encomendada para o piloto Nelsinho Piquet que participa este ano da NASCAR Truck Series nos EUA.
Good luck Nelsinho.

sábado, 19 de junho de 2010

"Os F1 do Piquet" - 1982 - A estréia do Brabham BT50 BMW Turbo

Brabham BT50 (BMW L4 Turbo).

Brabham BT49D (Ford-Cosworth V8 aspirado).

Nelson Piquet inicia o campeonato de 1982 ostentando o número 1, destinado ao atual campeão.
Mas a grande novidade para a primeira prova do ano, o GP da África do Sul, estava instalada no chassi do novo modelo da Brabham, o BT50, desenhado pelo projetista Gordon Murray: o motor BMW Turbo de 4 cilindros com cerca de 600cv.
Mas haviam problemas de peso (além do motor, havia a necessidade de maior quantidade de combustível devido ao maior consumo), e o turbo que em baixa rotação tornava o carro lento nas saídas das curvas.
Apesar de todos esses obstáculos, Piquet consegue o 2º lugar no grid, mas é obrigado a abandonar a prova na 3ª volta com problemas no turbo do motor BMW.
No Grande Prêmio do Brasil, segunda prova do campeonato, a equipe Brabham utiliza o antigo modelo BT49 versão D com motor Ford-Cosworth aspirado, enquanto o BT50 estava sendo aprimorado.
Com o Brabham BT49D, Piquet vence o GP do Brasil em Jacarepaguá, mas foi desclassificado. Na vistoria dos carros após a corrida, os comissários de prova desconfiaram da função de uma estranha caixa preta acoplada ao Brabham. A explicação dada pela equipe era de que as caixas continham água para refrigeração dos freios por meio de pulverização...
A verdade é que depois de algumas voltas a água era esgotada pelo piloto através de um controle e assim, com o carro mais leve mais velocidade. Como o regulamento permitia a reposição dos fluídos antes da pesagem obrigatória, o carro voltava a ficar dentro do regulamento.
O Brabham BT50, que a equipe estreou na primeira etapa, voltou a ser utilizado definitivamente a partir do Grande Prêmio da Bélgica até o final da temporada.
Num ano de inovacões técnicas, problemas políticos na categoria, acidentes e mortes de pilotos (Gilles Villeneuve e Ricardo Paletti), Nelson Piquet termina a temporada na 11ª colocação com 20 pontos.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Ford Maverick GT Street 1974


Caricatura do "anabolizado" Ford Maverick GT Street do Alberto Júnior (SP) que descreve abaixo uma parte da receita dessa máquina vermelha:
Motor V8 302 5.0
Carburação Holley Q-Jet 4777C
Scoop externo Mr. Gasket de 3 borboletas
Admissão Torker II
Comando 272
Taxa 10.3
Câmbio 4 marchas original
Diferencial original Dana
Rodas Cragar 15x7 15x8
Pneus Cooper Cobra 235/60-15 e 245/60-1

sábado, 12 de junho de 2010

Lola Aston Martin LMP1 B09/60

Caricatura do Lola Aston Martin B09/60 da equipe britânica Aston Martin Racing.

As 24 Horas de Le Mans tem neste final de semana, 12 e 13 de Junho, sua 78ª edição.
O autódromo francês Circuit de La Sarthe, onde é realizado esse clássico do automobilismo mundial, tem uma extensão de 13,650 metros, usa parte do circuíto Bugatti e é em grande parte composto por estradas. Os mais célebres trechos são as curvas de Tertre Rouge, Mulsanne, Arnage, Casa Branca e, principalmente, a reta de Hunaudiéres com 5 Km de extensão, onde os protótipos mantém uma velocidade de mais de 400 Km/h durante um minuto.
Esta parte do circuíto foi dividida em três trechos graças a instalação de duas chicanes em 1990. Essa medida foi necessária porque alguns carros aerodinamicamente insuficientes, para poderem atingir maior velocidade, acabavam tendo a tendência de levantar vôo nesse trecho. Agravava ainda o fato de que, quando rodavam em velocidades próximas aos 400 Km/h ( o recorde estabelecido foi de 405 Km/h), os pneus eram submetidos a pressões muito intensas, que os levavam a deformações extremas e ao estouro se não estivessem em boas condições. A situação era ainda pior porque isso poderia ocorrer durante a noite e em meio a carros da classe GT, que rodam cerca de 100 a 150 Km/h mais devagar.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Stock Car 2010 - Ricardo Maurício em dois tempos


Caricatura do Stock Car Vectra 2010 (bolha) nº 90 em duas voltas.

Saiu da "oficina" ontem rumo a sampa a carica do Stock Car Vectra nº 90 do piloto Ricardo Maurício, atual vice-líder da Copa Caixa Stock Car 2010 com 65 pontos.
A próxima etapa da Stock Car será na cidade de Salvador/BA dia 15 de Agosto, novamente em um circuíto de rua.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Divisão 3 - Fusca nº 19 do Ferraz

Caricatura do "pinico atômico" amarelo de numeral 19 do José Ferraz.

Pra alegrar um pouco esse feriado frio e entediante, uma das versões do Fusca amarelo do Ferraz.
E também colocar mais lenha na fogueira dos maníacos e apaixonados (como eu) por esses coloridos, barulhentos e velozes Fuscas da Divisão 3.
Manifestem-se cambada!!!