terça-feira, 30 de junho de 2009

"Os F1 do Ayrton" - A estréia pela Toleman Group Motorsport em 1984

Toleman-Hart TG183B - Gps do Brasil, África do Sul, Bélgica e San Marino.
Toleman-Hart TG184 - Gps da França e Mônaco.
Toleman-Hart TG184 - Gps do Canadá, EUA, Inglaterra, Alemanha, Áustria, Itália e Europa.
Toleman-Hart TG184 - GP de Portugal.

Dando sequência a série "Os F1 do Ayrton" com as ilustrações dos Toleman-Hart TG183B e TG184 usados por Ayrton Senna na temporada de 1984, ano de sua estréia na Fórmula 1.
Ayrton conseguiu os primeiros pontos de sua carreira ao chegar em 6º lugar nos GPs da África do Sul e Bélgica (ainda correndo com o ultrapassado Toleman TG183B), um feito e tanto pelo carro que pilotava.
A estréia do novo Toleman TG184 foi no GP da França, Ayrton larga em 16º mas abandona quando estava em 5º lugar. O primeiro pódio veio no GP de Mônaco com o 2º lugar e 3º nos GPs da Inglaterra e Portugal, último GP da temporada e também a despedida de Ayrton da equipe de Ted Toleman.
Os mecânicos da equipe agradeceram ao final do GP de Portugal com um cartaz:
"A Toleman nunca mais será a mesma sem Ayrton Senna."
Pra saber, ou relembrar, como foi a temporada completa dessa estréia pela Toleman clique aqui: "F1GirlsOnLine"

6 comentários:

Felipão disse...

De tirar o fôlego...

Joel Marcos Cesetti disse...

Só você mesmo grande Ararê,tem carro do Senna que eu não conhecia!
Ótimo trabalho!


abs

Ararê Ilustração disse...

De tirar o fôlego foi a "garimpagem" pra achar fotos de referência e desenvolver as artes. Só não consegui saber o porque da pintura zebrada em vermelho do Toleman TG184 no GP de Portugal.
Alguém sabe?

Agora vai ser a vez das Lotus 97T, 98T e 99T.

Valeu Felipão e Joel.

Ararê Ilustração disse...

Joel, o Toleman TG183B foi usado apenas nos GPs do Brasil,África do Sul, Bélgica e San Marino (pneus Pirelli).
A estréia do modelo TG184 (pneus Michelin) foi no GP da França e correu com essa pintura branco e azul também em Mônaco. Do GP do Canadá em diante a pintura era branco, azul e vermelho e somente no GP de Portugal o carro apareceu com essa pintura "zebrada" em vermelho com fundo branco e azul e com o aerofólio traseiro diferente dos anteriores, mas ainda é o modelo TG184.
É isso.

GP Oficina Mecânica disse...

Cara, muito boa essa série!!!

Vou colocar um link em meu blog para ir acompanhando!

Carlos Eduardo Szépkúthy

De Gennaro Motors disse...

olá amigo

Não conhecia seu blog. Parabéns pelo conteudo.

Também tenho um, visite: www.degennaromotors.blogspot.com

abraço !

Fernando Gennaro