terça-feira, 13 de julho de 2010

"Os F1 do Piquet" - 1983 - O bicampeonato com o Brabham BT52

Brabham BT52 (BMW L4 Turbo).

Brabham BT52B (BMW L4 Turbo).

Com a proibição do efeito solo para a temporada de 1983, Gordon Murray se viu obrigado a criar um novo modelo em substituição ao BT51. Assim, seguindo o novo regulamento da categoria, nascia o Brabham BT52 equipado com motor BMW Turbo.
Com a obrigatoriedade do fundo plano, que acabava com o chamado "efeito solo", as laterais do carro ficaram bastante recuadas e a forma do spoiler dianteiro fazia com que o BT52, visto de cima, se assemelhasse a uma flecha. Outra das caraterísticas desse modelo era o tanque de combustível de reduzidas dimensões porque Murray tinha estudado a utilização do reabastecimento, como estratégia de corrida. Isto permitia que o carro estivesse mais leve durante a corrida e a utilização de pneus de compostos mais macios e aderentes.
Surgia, com a dupla Piquet e Murray, a estratégia de pit stops como meio de vencer corridas e campeonatos .
No meio da temporada de 1983 (GP da Inglaterra), o BT52 passou por modificações e melhorias passando a ser chamado de BT52B, que obteve melhores resultados que a versão anterior. As principais diferenças não eram visíveis externamente, apenas a distinção feita pelas cores invertidas no BT52B em relação ao BT52.
Com esse carro, considerado por muitos como um dos mais belos exemplares já concebidos pelo genial projetista Gordon Murray e de toda a história da Fórmula 1, Nelson Piquet conquista o bicampeonato mundial e se torna o primeiro piloto a conquistar um título ao volante de um modelo com motor turbocomprimido na chamada "Era Turbo".

5 comentários:

Helio Manfrinato Jr disse...

Quando se tem o Piquet como ídolo muitas pessoas não veem explicação. Eu, hoje, já vou dizendo "gosto do Piquet porque ele é maudito mesmo" mas quem viveu sabe que as vitórias que nos trouxe foram feitas de coragem, atrevimento e muita inteligência. O Arare com sua arte e elegância faz justiça.

Ararê Ilustração disse...

Grande Helinho, tá em Ponta Porã ainda?
Valeu meu amigo.
Se vê cara, desenvolvo e coloco três ilustras dos Brabham, inclusive a que o Nelsão foi bicampeão da F1, pesquiso alguns dados sobre os carros...e cadê os "piquetistas"?
2012 tá chegando!
Fui...

Helio Manfrinato Jr disse...

Oi Ararê, to em Ponta, e aqui é um muito legal. É um lugar que é dois lugares, uma cidade que é duas cidades e um povo que é diplomata desde criançinha. Pedro Juan Caballero, cidade do outro lado da rua praticamente, traz o Paraguai que é singular e toda profusão de produtos do mundo inteiro. Quanto a piquetistas... já são enrustidos, mas estão antenados. Agora, 2012 é como a profecia de 2000, relaxa.

Anônimo disse...

Faqla ai Ararezão, essas Brabham ficaram muito lindas, agora vai as Williams???

Cara to com um probleminha, tipo to na fase final de uma ilustração, estou tendo problemas na hora de converter de Corel para PNG/JPG.
As cores não ficam exatas, neste caso o que vc usa na hora de salvar em JPG/PNG

Raphael disse...

Olá, achei muito bem feito o seu trabalho com ilustrações automotivas. Talvez queira visitar a minha humilde loja de miniaturas. PH Miniaturas - http://www.phminiaturas.com . Se puder considerar incluir meu link entre os seus aqui, avise lá que colocarei o seu também. Abraço e continue com o bom trabalho!