quarta-feira, 27 de outubro de 2010

"Os F1 do Emerson" - A estréia em 1970 com o Lotus 49C

Lotus 49C (Ford-Cosworth V8) - Gold Leaf Team Lotus - 1970.

Dia 18 de Julho de 1970, Grande Prêmio da Inglaterra, circuíto de Brands Hatch, Emerson Fittipaldi fazia sua estréia na Fórmula 1 a bordo do Lotus 49C número 28.
Mesmo largando nas últimas posições (21º), com um carro já superado e contando como experiência anterior em Fórmula 1 somente um teste realizado em 8 de Junho daquele ano e dois treinos, ambos em Silverstone, Emerson andou forte. Fez algumas ultrapassagens e disputava posição com François Cévert, companheiro de Jackie Stewart na equipe de Ken Tyrrel, quando perdeu a quarta marcha. Como não adiantava parar nos boxes, continuou na pista e passava direto de terceira para quinta marcha. Mesmo assim chegou em 8º lugar, com duas voltas menos, dentre os 10 pilotos que completaram a prova.
Aquele 21º Grande Prêmio da Inglaterra, há mais de 40 anos, representou um marco que transformaria a história do automobilismo do Brasil, que com a estréia de Emerson, colocou o país na categoria máxima do automobilismo mundial.
Chico Landi, Gino Bianco (italiano radicado no Brasil desde a infância), Fritz D'Orey e Hernando da Silva Ramos (franco-brasileiro) já tinham se aventurado na década de 50, mas foi com Emerson Fittipaldi que o Brasil entrou em definitivo para a história da Fórmula 1.

Atualizando:
Com este post dou início a série "Os F1 de Emerson Fittipaldi" com as ilustrações de perfil de todos os carros de Fórmula 1 pilotados pelo "Rato", começando com o Lotus 49C utilizado em sua estréia em 1970, passando pelo Lotus 72C da primeira vitória na categoria, continuando com o modelo 72D, 56B (turbina) e 72E, pelas McLaren M23, os Fittipaldi FD04, F5, F5A, F6, F6A, F7 e F8 de 1980, e pra finalizar o Spirit-Hart 101B testado por Emerson no Rio de Janeiro em 1984.
Apreciem sem moderação.

10 comentários:

Mauricio Morais disse...

NNNOOOOSSSSSAAAAAA...Cara, já estou sentado aqui esperando o espetáculo. Você vai fazer o Lotus turbina?

Joel Marcos Cesetti disse...

Peloamordedeus, se o primeiro ficou ótimo imagino o restante.

Parabéns Ararê!

Speeder_76 disse...

Vai ser uma maravilha ver estes desenhos. Ainda por cima, nos dez anos de carreira do Emerson, conduziu tentos carros emblemáticos daquela esplendorosa década em que a imaginação era o limite...

Espero para ver o resto. E são muitos carros!

Ararê Ilustração disse...

Maurício, se acomode bem na poltrona aí porque depois dos modelos 72C e 72D da Gold Leaf Team Lotus vem o Lotus 56B (turbina de helicóptero) usado em 1971. Guenta aí!

Hahaha...valeu Joel!

Speeder 76, me parece que foram treze modelos diferentes de F1 pilotados pelo Emerson, desde o Lotus 49C de 1970 até o Fittipaldi F8 de 1980.
Me corrijam se estiver errado.

Valeu pessoal!

Rui Amaral Lemos Jr disse...

Caro Ararê, alem de estar fazendo maravilhas, vc está escrevendo como um verdadeiro cronista, e de primeira!

um abração

Rui

Pedro Costa disse...

Ararê:

Parabéns por mais uma bela iniciativa!!

Você está fazendo muito pela história do automobilismo Brasileiro.

Como já diss euma vez, agora só falta uma homenagem mais que merecida à Copersucar-Fittipaldi.

Grande abraço.

Pedro Costa

Sidney Cardoso disse...

Ararê
Ia te dizer algumas palavras, mas caí na besteira de ler o que disseram antes e, pode acreditar, a turma já disse tudo. Portanto faço coro com todos eles.
Estou no aguardo dos outros carros do Emerson.
Abração.

Francis Henrique Trennepohl disse...

Me permito pegar o comentário do gigante Sidney Cardoso e fazer das palavras dele as minhas.
Um espetáculo, Ararê! Parabéns!!!

Mario Estivalet disse...

Oba!!!!!
Mais uma série!!!!
Parabens Ararê, já disse em outro post que além do maravilhoso trabalho artístico, voce está de parabens pelos textos, e pelo trabalho de pesquisa que tem por tras de cada post destes.
Espero que voce se divirta tanto ou mais que nós pobres mortais com seu trabalho sensacional.

Depois..... Pace... ou todos Copersucar??? (já vai ter alguns prontos do Emerson....)

OCARALENTO disse...

arare e meus posters??? e as baratas da indy nao vao entar nessa??

abraçao
alberto junior