quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Os carros do Nelson Piquet - Parte 12
O BMW M1 de Nelson Piquet/Hans Stuck nos 1000 km de Nürburgring de 1981.
O motivo dessa pintura do circuíto alemão serpenteando a carroceria do carro era uma campanha pela preservação do circuíto original de 22,8 km que corta parte da Floresta Negra, pois foi nessa época que começaram a construir o trecho novo de 5,148 km, usado atualmente nos GPs.
Em 1981, o campeonato Procar havia acabado e a BMW preparou alguns M1 para disputar provas do Mundial de Marcas (nome do campeonato na época). Muitas datas coincidiam com os GPs de F1 e por isso Nelson Piquet não pode se dedicar a esse campeonato. Porém, correu os 1000 km de Nürburgring em dupla com o alemão Hans Stuck e os dois andaram na frente dos carros Lancia e Porsche Turbo que eram favoritos. A corrida terminou antes do previsto por causa de um acidente fatal com o piloto suíço Herbert Müller, um dos nomes mais importantes das corridas de GT e protótipos nos anos 60 e 70. Os pontos para pilotos e construtores (esse foi o primeiro ano em que o Mundial de Marcas teve uma pontuação para pilotos) foram atribuídos pela metade, já que não foram completados 75% da prova.
Essa vitória deu a Piquet uma condição muito especial: ele tornou-se um dos dois pilotos brasileiros a ter uma vitória no difícil e desafiador traçado longo de Nürburgring. O outro brasileiro foi Alex Dias Ribeiro, que venceu ali uma corrida do Campeonato Europeu de Fórmula 2 em 1978.
Fonte: GP Total.
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2 comentários:
Ararê, acho que pedir uma recordação como o Piquet pediu desse evento e dessa bandeira que Hans Stuck e ele levantaram demonstra não só paixão mas coragem e mais, respeito por quem paga o tributo maior por um amor que nem todos podem compreender. Parabéns, como sempre, é um lindo trabalho.
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