Brabham BT49C (Ford-Cosworth V8).
Em 1981, Nelson Piquet e seu companheiro de equipe o mexicano Hector Rebaque, recebem um novo desenvolvimento do BT49, a versão C. Com a proibição das "saia móveis" no final do ano anterior, e uma altura mínima obrigatória de 6 cm do carro ao chão, o que limitava o efeito solo dos carros asa (wing cars), a opçãp foi colocar essas abas laterais fixas.
O Brabham BT49C também utilizava essas abas fixas como todos os outros F1, mas o genial projetista da equipe, o sul-africano Gordon Murray, um dos engenheiros mais criativos que a Fórmula 1 já teve, criou a suspensão hidráulica, um sistema que mantinha o carro com uma altura de 6 cm do solo quando estava parado para averiguações técnicas, mas quando estava em movimento na pista e pela velocidade, o carro era empurrado para o solo. Murray genialmente tinha contornado o regulamento, e com isso continuado a obter as vantagens do efeito solo.
Podia ser ilegal, mas os comissários técnicos não tinham como medir os carros durante a corrida.
Para saber mais sobre essa "engenhoca" clique aqui.
Nelson Piquet vence os GPs da Argentina, San Marino e Alemanha, chega em 2º no GP da Holanda, 3º nos GPs dos EUA/Oeste, França e Áustria e 5º nos GPs do Canadá e Las Vegas, os dois últimos da temporada.
Piquet soma 50 pontos, um ponto a mais que o argentino Carlos Reutemann, e conquista seu primeiro título mundial na Fórmula 1.
Curiosidade: nas sete primeiras corridas da temporada a equipe Brabham usou os pneus Michelin e nas oito restantes os pneus Goodyear.
3 comentários:
Nunca vi um carro projetado pelo Gordon Murray feio. Carro bonito até facilita nosso trampo né não meu irmão? Bela ilustra.
Não sei por que mas meu comentário não apareceu ontem.
Como disse o Maricio bela.
Abs
Rui
Maurício e Rui, não sei o que está acontecendo com o blog, anda meio estanho ultimamente...o que será?
Valeu pessoal!
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