O modelo F5 do ano anterior havia sido revisado por Giácomo Caliri, que melhorou bastante a aerodinâmica e outras áreas do carro e a Goodyear, que estava sendo ameaçada pela concorrente Michelin, passou a fornecer bons pneus à equipe.
O novo modelo, denominado F5A, tornou-se muito mais competitivo e permitiu que Emerson alcançasse excelentes posições durante a temporada.
Seus melhores resultados foram um 2º lugar no GP do Brasil, 4º nos GPs da Alemanha e Áustria, 5º nos GPs da Holanda e Estados Unidos (Oeste) e 6º no GP da Suécia.
Emerson terminou o ano em 9º lugar no Campeonato Mundial de Pilotos com 17 pontos e a Fittipaldi em 7º lugar no Mundial de Construtores, à frente de tradicionais marcas como McLaren, Williams, Renault e Arrows.
Curiosidade:
Era normal naquele tempo serem realizados GPs extra-campeonato, eram corridas comemorativas ou promocionais, e uma destas corridas era a famosa Corrida dos Campeões, realizada no circuíto de Silverstone (Inglaterra), e foi justamente nesta corrida, e debaixo de chuva, que o F5A conquistou novamente um excelente 2º lugar, atrás somente 1,08 segundos do vencedor Keke Rosberg (Theodore TR01)...que 2 anos depois seria o 2º piloto da Equipe Fittipaldi.
8 comentários:
Emerson poderia ter continuado nesta fase...Nosso Grande Campeão!
Lindo Ararê, um abraço.
Além de ótimos resultados, o carro era lindo. Grande história, perfeita ilustração, sou seu fã!!!
Chico Jaqueire
Lindos trabalhos Ararê, já estava com saudades desta colecção que homenageia o grande Rato, parabéns!
Agora só falta a homenagem ao Carlos Pace, fico aguardando com expectativa.
Grande abraço.
Pedro Costa
Grande Ararê, seu trabalho dispensa qualquer tipo de comentário. Os carros dos Fittipaldis eram bonitos e com alguns itens inovadores. Passaram por lá excelentes profissionais. Apesar de alguns boicotes fizeram muita coisa boa. A história ainda vai dar o verdadeiro lugar a esses pioneiros. Abs
E S P E T A C U L A R ! ! !
Ararê,
excelente seu trabalho...
abs...
Rui, Chico, Pedro Costa (d'além mar),Ike, Francis e André, sejam bem vindos e obrigado rapaziada!
O próximo será o Fittipaldi F6 e F6A de 1979. De volta ao "inferno"...
Aguardem.
Abs!
Vi dois dos carros do Emerson em um museu na Alemanha. Coloquei as fotos no meu Blog.
http://imperadormotorsports.blogspot.com
Postar um comentário