Fittipaldi F9 (Ford-Cosworth V8), pneus Pirelli, piloto Chico Serra.
Dia 12
de setembro de 1982, GP da Itália em Monza, o mesmo autódromo que Emerson
conquistara seu primeiro título mundial de pilotos de F1 em 1972, exatamente
dez anos atrás, só que dessa vez os Fittipaldi teriam uma das maiores tristezas
no automobilismo. Afinal, um carro da Fittipaldi, equipe de Fórmula 1 criada
pelos irmãos Wilsinho e Emerson, a primeira e única genuinamente brasileira na
categoria, faria sua última corrida na categoria máxima do automobilismo
mundial.
A equipe
já vinha a dois anos (1981/1982) correndo praticamente com recursos próprios,
tanto que em 1982 mantinha apenas um piloto, o brasileiro Chico Serra, mas não
tinha recursos para desenvolver o carro, o modelo F9.
O GP
da Itália seria a 15ª e penúltima prova da temporada daquele ano. Treze equipes
se inscreveram com um total de 31 pilotos disputando 26 vagas no grid. O “nosso
time”, a Equipe Fittipaldi, colocou seu piloto Chico Serra, com o Fittipaldi F9
nº 20, na 26ª e última posição no grid.
A
corrida, disputada em 52 voltas, foi vencida pelo francês René Arnoux, Renault
RE30B. Chico Serra com o Fittipaldi F9 terminou a corrida no 11º lugar dos 12
que terminaram.
No
dia 25 de setembro, treze dias depois do GP italiano, foi disputada a última
prova da temporada com o GP de Las Vegas nos EUA. Como Chico Serra não
conseguiu se classificar para a largada e, três meses depois era anunciado o
fim da Equipe Fittipaldi, o GP da Itália acabou sendo o último GP da equipe.
Assim,
depois de oito anos na F1 (estreou em 12 de janeiro de 1975 no GP da Argentina)
de largar em 103 GPs, ter pontuado em 19 ( na época apenas os seis primeiros
pontuavam ) e fazer três pódios (2º no GP do Brasil/1978 com Emerson, 3º no GP
da Argentina/1980 com Keke Rosberg e 3º no GP dos EUA/1980 com Emerson) chegava
ao fim o sonho dos irmãos Fittipaldi de manter uma equipe “genuinamente
brasileira” na F1.
Piloto/ano:
Wilson
Fittipaldi Jr. – 1975
Arturo
Merzario – 1975
Emerson
Fittipaldi – 1976/77/78/79/80
Ingo
Hoffmann – 1976/77
Alex
Dias Ribeiro – 1979
Keke
Rosberg – 1980/81
Chico
Serra – 1981/82
Com
esta série de ilustrações dos carros Fittipaldi de F1, do modelo FD01 ao F9, o
meu objetivo principal foi a de resgatar a história, na maioria das vezes
esquecida pelos “brasileiros”, desta equipe e dos irmãos Fittipaldi, que me
deram muitas alegrias e pelos quais tenho orgulho, respeito e admiração.
Parabéns
Wilson e Emerson Fittipaldi!
Fim.
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