Protótipo Berta-Hollywood do Luiz Pereira Bueno (1975).Baseado no protótipo Berta-LR do argentino Oreste Berta (o mesmo que prepara os motores da atual Fórmula 3 sul-americana), Anísio Campos comandou a construção do novo Berta-Hollywood no Brasil. Seu motor era o Ford V8 (Maverick GT nacional) de 5000cc, e Luiz Pereira Bueno foi o piloto desse belo e bem acabado protótipo na Divisão 4 de 1975.
Já na abertura do campeonato daquele ano em Interlagos, Luizinho deu um passeio com o Berta-Hollywood baixando em nove segundos o recorde anterior do circuíto que era do Avallone-Chrysler.
Luizinho foi o campeão da temporada.
Infelizmente a Divisão 4 foi extinta (mais uma), o sonho acabou e o carro Berta-Hollywood...
Que fim levou o Berta-Hollywood do Luizinho Mestre Joca?
Com a palavra Mestre Joca:
Olá Ararê e turma...
Realmente, uma bela lembrança, quem viu o Berta-Hollywood em ação não o esquece facilmente.
De fato, somente um protótipo foi construido e assim mesmo este da Hollywood, pois a categoria sport protótipo argentina para o qual havia sido desenvolvido já estava nos seus estortes.
Assim, o Berta caiu como uma luva para a Hollywood que precisava de um carro vencedor para a Divisão 4 e para Oreste Berta desovar o protótipo.
Depois de 1976, quando a Divisão 4 acabou no Brasil, o carro ficou um tempo à disposição dos diretores da Souza Cruz, e com a dissolução da equipe Hollywood, foi vendido a um empresário de São Paulo.
Depois este carro foi negociado com um empresário argentino sediado no Brasil que o levou de volta à Argentina.
Consta - e me foi confirmado pelo Paulo Trevisan - que o carro ainda se encontra lá, na coleção particular do empresário.
É o que sei sobre este protótipo.
Abraço a todos.
Mestre Joca
Para saber mais sobre a Divisão 4 clique aqui
Saloma do Blog.