McLaren M23B (Ford-Cosworth V8) 1978.
O primeiro contato de Nelson Piquet com um carro de Fórmula 1 foi em um teste realizado em Silverstone (Inglaterra) no dia 20 de Julho de 1978. O carro utilizado foi um McLaren M23B, da equipe BS Fabrications, que era de Brett Lunger, piloto oficial da equipe.
Todos que presenciaram o teste ficaram impressionados com a maneira que Piquet baixava sucessivamente os tempos de volta, e a precisão das informações que, a cada parada nos boxes, ele transmitia para o acerto do carro.
O chefe da equipe, Dave Simms, ficou espantado com a velocidade e sensibilidade do brasileiro.
A marca atingida por Piquet foi de apenas 1 segundo inferior a obtida por Patrick Tambay, piloto da equipe oficial McLaren, que treinava no mesmo momento usando o novo modelo M26 com pneus macios, um carro muito superior ao M23B com pneus duros que Piquet testou.
3 comentários:
Rapaz, eu me lembro desse fato como se fosse hoje. Eu era tão fã do Nelson que tinha um pôster gigante do Hart F3 patrocinado pela Brastemp em meu quarto. Acompanhei toda a carreira do cara, um fenômeno. O que ele mais gostava de fazer nos intervalos das corridas era passear pelos museus automobilísticos da europa, talvez um dia imaginando escrever seu nome naqueles panteões. E escreveu, com letras maiúsculas.
Bela ilustração e levantamento histórico.
Parece vivo!
Abs
Rui
Maurício, como o "salário" (parece que 50 mil dólares/ano) pago pelo mega-empresário-mercenário Bernie Ecclestone em seu início como piloto contratado na Brabham, Piquet comprava carros usados em leilões, lavava, polia, dava um trato no motor e os revendia por um preço maior, assim complementava seu salário pra poder viver/sobreviver um pouquinho melhor.
Dá pra imaginar algum piloto fazendo isso hoje?
Há!
Legal Rui, a intenção é essa.
Um abraço.
Postar um comentário