terça-feira, 20 de abril de 2010

"Os F1 do Piquet" - O teste com a McLaren M23B em 1978

McLaren M23B (Ford-Cosworth V8) 1978.

O primeiro contato de Nelson Piquet com um carro de Fórmula 1 foi em um teste realizado em Silverstone (Inglaterra) no dia 20 de Julho de 1978. O carro utilizado foi um McLaren M23B, da equipe BS Fabrications, que era de Brett Lunger, piloto oficial da equipe.
Todos que presenciaram o teste ficaram impressionados com a maneira que Piquet baixava sucessivamente os tempos de volta, e a precisão das informações que, a cada parada nos boxes, ele transmitia para o acerto do carro.
O chefe da equipe, Dave Simms, ficou espantado com a velocidade e sensibilidade do brasileiro.

A marca atingida por Piquet foi de apenas 1 segundo inferior a obtida por Patrick Tambay, piloto da equipe oficial McLaren, que treinava no mesmo momento usando o novo modelo M26 com pneus macios, um carro muito superior ao M23B com pneus duros que Piquet testou.

3 comentários:

Mauricio Morais disse...

Rapaz, eu me lembro desse fato como se fosse hoje. Eu era tão fã do Nelson que tinha um pôster gigante do Hart F3 patrocinado pela Brastemp em meu quarto. Acompanhei toda a carreira do cara, um fenômeno. O que ele mais gostava de fazer nos intervalos das corridas era passear pelos museus automobilísticos da europa, talvez um dia imaginando escrever seu nome naqueles panteões. E escreveu, com letras maiúsculas.

Bela ilustração e levantamento histórico.

Rui Amaral Lemos Junior disse...

Parece vivo!

Abs

Rui

Ararê Ilustração disse...

Maurício, como o "salário" (parece que 50 mil dólares/ano) pago pelo mega-empresário-mercenário Bernie Ecclestone em seu início como piloto contratado na Brabham, Piquet comprava carros usados em leilões, lavava, polia, dava um trato no motor e os revendia por um preço maior, assim complementava seu salário pra poder viver/sobreviver um pouquinho melhor.
Dá pra imaginar algum piloto fazendo isso hoje?
Há!

Legal Rui, a intenção é essa.

Um abraço.